Terapias Tradicionais Chinesas
‘Até uma viagem de mil quilómetros, começa com um simples passo. Podemos decidir dar hoje esse passo, assumindo a responsabilidade pela nossa saúde.’
ACUPUNCTURA
Acupunctura é a técnica mais conhecida nas Terapias Tradicionais Chinesas. No nosso corpo existem canais subtis por onde circula a energia (o Chi). As perturbações na forma como o Chi circula são os desequilíbrios a que chamamos doença. Os canais por onde circula a energia, nas Terapias Tradicionais Chinesas, chamam-se meridianos. A acupunctura aplica-se em determinados pontos dos meridianos, que estão directamente relacionados com os órgãos e as suas funções. A localização desses pontos tem vindo a ser feita ao longo de milhares de anos e foi, recentemente, confirmada através de pesquisas feitas utilizando equipamentos electromagnéticos. Esses pontos são usados para: diagnóstico, acupunctura, massagem Tuina e moxabustão. Estas intervenções visam harmonizar os órgãos e sistemas em desequilíbrio. As agulhas, depois de serem inseridas, podem ser manipuladas segundo diferentes técnicas, de acordo com o objectivo do tratamento. Graças às suas múltiplas indicações e à ausência de efeitos secundários, a acupunctura tem hoje uma projecção mundial, sendo recomendada pela Organização Mundial de Saúde (O.M.S.), para tratamento de múltiplas doenças.
MASSAGEM TUINA
O termo ‘tuina’ significa ‘empurrar e agarrar’. A Massagem Tuina é uma técnica específica das Terapias Tradicionais Chinesas e não pode ser confundida com a massagem comum: • Só é executada depois de um diagnóstico; • Visa restabelecer desequilíbrios energéticos e não apenas um relaxamento muscular; • Inclui técnicas de manipulação capazes de corrigir quadros patológicos, caracterizados por incorrecta posição articular. A Massagem Tuina é feita ao longo dos meridianos e em alguns pontos específicos, referidos na acupunctura, ou noutras zonas do corpo, em função do diagnóstico, o que permite equilibrar o organismo. Ou seja, a energia essencial do corpo entre o Yin e o Yang, utilizando técnicas de tonificação, dispersão ou harmonização.
FITOTERAPIA
Desde que o Homem existe, faz-se uso de plantas para tratar doenças. A Fitoterapia é, assim, o mais antigo sistema de cura do mundo e, indiscutivelmente, o mais utilizado por todos os povos, sem excepção. A Fitoterapia Chinesa é muito vasta, uma vez que utiliza algas, plantas marinhas, bolbos, raízes, flores, cascas, sementes e folhas, tanto de plantas selvagens, como de ervas comuns, especiarias culinárias, frutas e vegetais. As plantas ou ervas utilizadas têm propriedades antibacterianas, antifúngicas, sedativas, calmantes, tonificantes, fortificantes, estimulantes, etc. A fitoterapia é indicada para as doenças crónicas, ou seja, de longa duração, como sejam as alergias, asma, dores de cabeça, insónias, depressão, problemas digestivos, menstruais e de pele, entre outras.
AURICULOTERAPIA
O pavilhão auricular é considerado um microsistema, porque reflecte todas as mudanças fisiológicas do corpo. Quando se produz uma desarmonia ou bloqueio, este reflecte-se na orelha com reacções de carácter e localizações diferentes, específicos a cada patologia ou parte afectada. Em Auriculoterapia, utilizam-se agulhas de acupunctura pequenas, esferas magnéticas ou sementes de mostarda com adesivo e moxabustão, que têm obtido excelente resultados. A Auriculoterapia é especialmente indicada quando se necessita que o paciente leve o tratamento para casa, podendo o paciente pressionar as esferas ou semente colocadas nos pontos auriculares, estimulando por pressão e efectivando continuamente o tratamento. Recomendada em casos de:
• Ansiedade
• Insónia
• Cessação do tabagismo
• Alívio da dor (ciática, torcicolo, dor de cabeça/cefaleia) e
• Alergias, entre outros.
TERAPIAS TRADICIONAIS CHINESAS
Na primeira consulta é feito um diagnóstico rigoroso e completo - serão depois prescritos os tratamentos adequados, que podem incluir Acupunctura, Massagem Tuina, Dietética e Fitoterapia.
Indicações pela Organização Mundial de Saúde:
Tabagismo; Obesidade, Emagrecimento; Psoríase, Eczema; Patologias Osteomusculares; Dor nas Articulações; Patologias Digestivas; Patologias do Sistema Respiratório; Patologias do Sistema Nervoso; Patologias do Sistema Genital e Urinário.